Inicio > 2017 > Iniciativas > Brasil - UMBRASIL - União Marista do Brasil

 

 


Para recibir noticias sobre el Capítulo en su correo, haga clic aquí y rellene el formulario

 


 



 


Emili Turú - La Valla: casa de la luz

Emili Turú
Superior general



 

FMSI

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Brasil: Encuentro de jóvenes maristas en Rio Grande

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

20 septiembre

San Adres Kim y Pablo Chong y sus compañeros mártires
1936: fue asesinado en Barcelona el hermano Eusebio
2000 Juan Pablo II bendice la estatua de san Marcelino colocada en la fachada lateral izquierda de la Basílica vaticana

Calendario marista - septiembre

Maristas celebram o Dia de São Marcelino Champagnat

 

Brasil - UMBRASIL - União Marista do Brasil

 

Bicentenario - Iniciativas

O Dia de São Marcelino Champagnat, 6 de junho, e os 200 anos de fundação do Instituto Marista foram celebrados em todo o Brasil Marista. Em Brasília (DF), as três províncias brasileiras e União Marista do Brasil/UMBRASIL uniram-se para render graças. Irmãos, leigos, colaboradores, estudantes e famílias participaram da missa celebrada pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

O celebrante ressaltou a importância da atuação marista na formação de crianças e jovens. “Celebrar 200 anos de evangelização por meio da educação, é revigorar o carisma que Deus doou a São Marcelino Champagnat. Levar ao mundo Jesus Cristo é o princípio que, até os dias de hoje, a instituição faz e que lhe dá confiabilidade”, afirmou o bispo. Dirigindo-se aos colaboradores e educadores, o bispo agradeceu ao trabalho que realizam. “Vocês também são continuadores da obra de São Marcelino. Manifestam no mundo, hoje, Jesus e o Carisma por meio de seu serviço, doação e entrega”, disse Dom Marcony.

Os Irmãos Maristas presentes também foram homenageados durante a celebração. “No silêncio e com humildade, vocês são presença significativa na vida da Igreja. Não são um brasão, mas um espaço com o qual podemos contar para a construção de um mundo melhor. É bonito ver que carregam o título de Irmãos. Continuem a buscar uma única coisa: o desejo do coração de São Marcelino, de levar Jesus onde quer que sejam chamados, sendo, com Maria, esperança para nossos jovens”, afirmou Dom Marcony. Aos pés da Boa Mãe, os Irmãos cantaram, em latim, a oração da Salve Regina e renovaram a promessa de Fourvière.

Ao final da celebração, dirigindo-se aos presentes, o Ir. José Augusto Júnior, representando os demais Irmãos das comunidades religiosas de Brasília, destacou a importância da celebração. “Hoje, não existe Norte, Sul, Leste ou Oeste, somos todos Maristas de Champagnat. A Providência Divina quis que nos reuníssemos realizando, de fato, o sonho de São Marcelino Champagnat: de que tenhamos um coração sem fronteiras. Esta noite agradecemos não só pelo que vivemos, mas pelo o que cada um vive a partir da semente plantada por nosso fundador”, lembrou o Irmão.

Para a secretária geral da Província Brasil Centro-Norte, Maria de Fátima Ferreira, a celebração, organizada por colaboradores e estudantes dos colégios das três províncias, foi um momento memorável marcado pela fraternidade. “Senti profunda satisfação e orgulho, um sentimento de pertencimento que contagiou a todos, por sermos maristas. Foi emocionante e nos levou a refletir sobre o quão grande era o amor de nosso fundador à Deus, a Maria e ao próximo”, avaliou Maria de Fátima.

Em outras cidades com presença marista, celebrações também foram realizadas nas Catedrais, paróquias e capelas dos colégios.