Inicio > Mundo marista > Brasil: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos


Bicentenario del Instituto
2 de enero 2017


 




 

 

 


Próximos eventos


 
 

http://www.champagnat.org/000.php?p=432
Loading

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Sudáfrica: St David's Marist Inanda

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

6 diciembre

Santos: Nicolás de Bari, Dionisio

Calendario marista - diciembre

 

Red de sitios maristas

Archivo de novedades

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos

 

Archivo: 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

13/06/2012: Brasil

 

 

15 a 23 de junho

Nos próximos dias, todos os olhares se voltarão para o Rio de Janeiro, num evento de grande relevância para o planeta. Serão realizadas, entre os dias 13 e 22 de junho, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos, de 15 a 23 de junho. Dois grandes eventos marcados pela mesma preocupação: um mundo mais justo e sustentável.

O objetivo da Conferência e da Cúpula dos Povos é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto, e do tratamento de temas novos e emergentes. A proposta da Rio+20 é aprofundar diversas temáticas na dimensão da sustentabilidade, conforme dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Já a Cúpula dos Povos, será dinamizada a partir de três eixos: denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital, soluções e novos paradigmas dos povos e estímulo nas organizações e nos movimentos sociais a articular processos de luta anticapitalista pós Rio+20.

Diante deste apelo mundial, convidamos todas as Unidades a entrar em sintonia com as reflexões e os diálogos de cuidado com o mundo, com o outro e com a cidadania planetária. Como Província, participaremos em diversas atividades dos eventos. Somos, por meio do Instituto Marista de Solidariedade - IMS, entidade executora do V Encontro Latinoamericano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo, que antecede a Rio+20 e a Cúpula dos Povos. Na Rio+20, seremos representados pelo Vice-provincial, Ir. Wagner Cruz, e pela Superintendente Socioeducacional, Dilma Alves. Na Cúpula dos Povos, teremos participação do IMS, Instituto Marista de Assistência Social - IMAS, colaboradores das Unidades Educacionais, Sociais, Escritório Central e educandos.

A sustentabilidade, o compromisso ambiental e o cuidado com o planeta fazem parte da identidade de nossa missão; por isso, em torno do tema, criaremos uma agenda de atividades que não estará restrita apenas ao momento do evento. Viveremos, em nossa Província, momentos significativos ao longo do ano e para isso contamos com todos na criatividade, participação e motivação de estudantes e de colaboradores.

Assim, convidamos os senhores: gestores, coordenadores dos SEACs e facilitadores de comunicação, para uma videoconferência, na próxima quarta-feira, dia 13 de junho, de 11 às 12 horas, quando será divulgada a agenda das atividades. A participação de todos é imprescindível para que tenhamos sintonia nestas ações de tamanha importância para nossa terra mãe.

Ir. Wellington Mousinho de Medeiros

371 visitas