Inicio > Mundo marista > Brasil: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos

 

 


 



 


Ernesto Sánchez, Superior general

El nuevo comienzo ya ha comenzado
H. Ernesto Sánchez, Superior general



 

FMSI

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Casa general: Reunión del Comité Internacional de la Misión Marista

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

22 noviembre

Santos: Cecilia, Mauro
Día universal de la música

Calendario marista - noviembre

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos

 

Archivo: 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

13/06/2012: Brasil

 

 

15 a 23 de junho

Nos próximos dias, todos os olhares se voltarão para o Rio de Janeiro, num evento de grande relevância para o planeta. Serão realizadas, entre os dias 13 e 22 de junho, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos, de 15 a 23 de junho. Dois grandes eventos marcados pela mesma preocupação: um mundo mais justo e sustentável.

O objetivo da Conferência e da Cúpula dos Povos é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto, e do tratamento de temas novos e emergentes. A proposta da Rio+20 é aprofundar diversas temáticas na dimensão da sustentabilidade, conforme dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Já a Cúpula dos Povos, será dinamizada a partir de três eixos: denúncia das causas estruturais das crises, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital, soluções e novos paradigmas dos povos e estímulo nas organizações e nos movimentos sociais a articular processos de luta anticapitalista pós Rio+20.

Diante deste apelo mundial, convidamos todas as Unidades a entrar em sintonia com as reflexões e os diálogos de cuidado com o mundo, com o outro e com a cidadania planetária. Como Província, participaremos em diversas atividades dos eventos. Somos, por meio do Instituto Marista de Solidariedade - IMS, entidade executora do V Encontro Latinoamericano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo, que antecede a Rio+20 e a Cúpula dos Povos. Na Rio+20, seremos representados pelo Vice-provincial, Ir. Wagner Cruz, e pela Superintendente Socioeducacional, Dilma Alves. Na Cúpula dos Povos, teremos participação do IMS, Instituto Marista de Assistência Social - IMAS, colaboradores das Unidades Educacionais, Sociais, Escritório Central e educandos.

A sustentabilidade, o compromisso ambiental e o cuidado com o planeta fazem parte da identidade de nossa missão; por isso, em torno do tema, criaremos uma agenda de atividades que não estará restrita apenas ao momento do evento. Viveremos, em nossa Província, momentos significativos ao longo do ano e para isso contamos com todos na criatividade, participação e motivação de estudantes e de colaboradores.

Assim, convidamos os senhores: gestores, coordenadores dos SEACs e facilitadores de comunicação, para uma videoconferência, na próxima quarta-feira, dia 13 de junho, de 11 às 12 horas, quando será divulgada a agenda das atividades. A participação de todos é imprescindível para que tenhamos sintonia nestas ações de tamanha importância para nossa terra mãe.

Ir. Wellington Mousinho de Medeiros

808 visitas