Home > Marist World > Brazil: Posse dos conselhos da UBEC

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Colombia: Brother Formators of the Arco Norte Region in the Novitiate of Medellín

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

23 September

Saint Padre Pio of Pietrelcina

Marist Calendar - September

Posse dos conselhos da UBEC

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

22/08/2012: Brazil

 

Posse do Conselho das Associadas e do Conselho de Administração da União Brasiliense de Educação e Cultura

class=imgshadowA cerimônia em homenagem à gestão 2008-2012 e posse da gestão 2012-2015 da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), foi realizada, no dia 13 de agosto, durante solenidade no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília (DF). O Ir. José Nilton Dourado da Silva (Marista) tomou posse como presidente do Conselho de Administração da UBEC, ao lado do Ir. Jardelino Menegat (Lassalista), que agora presidirá o Conselho das Associadas da UBEC.

A UBEC é uma associação civil de utilidade pública federal com fins educacionais. Fundada em 1972, atualmente, é mantida por cinco congregações religiosas católicas e uma Diocese: Irmãs Salesianas, Irmãos Lassalistas, Irmãos Maristas, Padres Estigmatinos, Padres Salesianos e Diocese de Itabira (MG). A instituição, que no dia 12 de agosto deste ano completou 40 anos, mantém as seguintes instituições educacionais: em Brasília (DF), a Universidade Católica de Brasília (UCB), o Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) e o Centro de Especialidades Ambulatoriais do Hospital da Universidade Católica; em Silvânia (GO), o Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman; em Palmas (TO), a Faculdade Católica do Tocantins; em Coronel Fabriciano (MG), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), o Colégio Padre Man e a Escola Técnica de Formação Gerencial e, em Timóteo (MG), o Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG).

Em seu discurso, Ir. José Nilton Dourado da Silva falou sobre os desafios da instituição diante do panorama atual da sociedade, das suas novas tendências e pluralismo. “A nova realidade desponta para agirmos sobre os poderes da nossa alma, ligados pelo sentimento coletivo. Temos que dar o testemunho de seriedade e rigor, compromisso ético e sagrado. A UBEC deve buscar alternativas para se tornar forte, deve deixar claro a sua ligação com a igreja para a atuação católica”, citou o Irmão. “A nossa instituição deve proporcionar meios para que o espírito ecumênico esteja presente nas instituições, buscar soluções que gerem crescimento para a UBEC”, completou Ir. Jardelino Menegat.

Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem aos gestores que assumiram o comando da instituição no período de 2008-2012. No ato, eles foram citados pelo trabalho de competência realizado na UBEC, que contribuiu para a consolidação do ensino católico como um dos mais conceituados do país. Entre os homenageados estavam o presidente das Mantenedoras UBEE/UNBEC e Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Ir. Wellington de Medeiros, e o Ecônomo da PMBCN, Ir. José Augusto Alves, novamente nomeados para exercerem, respectivamente, na gestão 2012-2015, os cargos de membro do Conselho das Associadas UBEC e de representante Marista na Instituição. O Ir. José Costa Filho (Marista) também tomou posse como membro do Conselho Fiscal da UBEC.

As comemorações contaram com a Celebração Eucarística, celebrada por Dom Lélis Lara. Com o canto de entrada “Alegrai-vos sempre no Senhor”, os participantes compartilharam desse momento de oração e fé. Em sua homília, Dom Lélis destacou que é preciso praticar a caridade em todas as circunstâncias e dar o testemunho. “Temos que trabalhar como se tudo estivesse começando agora, com a sabedoria do Espírito Santo, para que nos dê discernimento e nos ajude a tomarmos as decisões mais acertadas nas nossas instituições”, disse.

Perfil Ir. José Nilton Dourado da Silva

Ir. José Nilton Dourado da Silva é natural de Balsas, no Maranhão. Tem mestrado de administração em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar de Natal (UNP/RN), pós-graduação em Administração Escolar, pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), pós-graduação em Marketing Empresarial, pelo UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa (PB); tem Curso de Espiritualidade realizado em San Lorenzo de El Escorial, na Espanha. Atuou como vice-presidente da UBEE/UNBEC de 2007 a 2010 e foi membro presidente do Conselho Administrativo da UBEC de 2010 a 2012. Desde 2007, é diretor do Colégio Marista de Natal (RN) e da Escola Marista Champagnat de Natal (RN).

Nova Gestão da UBEC – período 2012-2015

Presidente do Conselho das Associadas: Ir. Jardelino Menegat (Lassalista)

Membros do Conselho das Associadas: Irª. Hélia Inácia Monteiro (Salesiana), Dom Lélis Lara (ICMG/Diocese de Itabira), Pe. Eriberto Xavier dos Santos (Estigmatino), Pe. Nilson Faria dos Santos (Salesiano) e Ir. Wellington Mousinho de Medeiros (Marista).

Presidente do Conselho de Administração: Ir. José Nilton Dourado da Silva (Marista).

Membros do Conselho de Administração: Pe. José Romualdo Dégasperi (Estigmatino), Ir. Selestino José Bortoluzzi (Lassalista), Pe. Márcio José Montandon Marçal (Salesiano), Irª. Divina Neves (Salesiana) e Pe. Geraldo Ildeo Franco (Diocese de Itabira).

Representantes das Associadas: Ir. Maria Helena Moreira (Salesiana), Ir. Cledes Antônio Casagrande (Lassalista), Ir. José Augusto Alves (Marista), Pe. Antídeo de Andrade Carvalho (Salesiano), Pe. Idelfonso Braz dos Santos (Estigmatino) e Pe. Carlos Jorge Teixeira (ICMG/Diocese de Itabira).

Membros do Conselho Fiscal: Sr. João Vasconcelos Melo (Salesianas), Ir. José Costa Filho (Marista); Sr. Normando de Matos Rosa (Salesianos), Ir. Olavo José Dalvit (Lassalista) e Pe. Valdomiro Alves Barbosa (Estigmatino).

 

Diretor Executivo da UBEC: Prof. Leonardo Nunes Ferreira.

675 visits