Home > Marist World > Brazil: 2ª Assembleia dos Centros Maristas de Juventude

 



Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Fiji: 3rd Chapter of the District of the Pacific

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

13 December

Saint Lucy

Marist Calendar - December

2ª Assembleia dos Centros Maristas de Juventude

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

26/11/2012: Brazil

 

MaristasA 2ª Assembleia dos Centros Maristas de Juventude (CMJs) aconteceu, de 09 a 10 de novembro, no Centro Marista de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia (DF). O objetivo do encontro foi realizar uma reflexão sobre a realidade de cada CMJ, na perspectiva do diagnóstico realizado no final de 2011 para a construção de um planejamento em rede. Participaram da atividade os coordenadores e assessores dos Centros, além de gestores, analistas e assistentes da Coordenação de Evangelização do Comitê de Pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN).

Na abertura oficial da Assembleia, o superintendente de Organismos Provinciais da PMBCN, Ir. Humberto Gondim, falou da importância de todos os CMJs caminharem juntos. “Quanto mais partilharmos nossos desafios, melhores seremos. É preciso olhar para frente, para o próximo triênio, e ver como superar os desafios a partir da experiência do outro, assim o nosso trabalho melhora e é impulsionado”, destacou.

Na sequência, o coordenador de Evangelização do Comitê de Pastoral da PMBCN, Ir. Luiz André da Silva promoveu uma reflexão sobre o tema: Como fazer da crise um motor de mudança?. Nesta perspectiva, ele convidou cada representante dos CMJs para expor sua opinião sobre como é possível enxergar o mundo por meio dos olhos das crianças e jovens pobres, com base no XXI Capítulo Geral: “Queremos ver o mundo com os olhos das crianças e jovens pobres e assim mudar nossos corações e atitudes, como fez Maria”. Na visão dos CMJs, para atingir esse objetivo é preciso escutar os adolescentes e jovens, e percebê-los, fazendo-os compreender que podem almejar e concretizar muitos sonhos. Além disso, o grupo pontuou a necessidade de, junto com o jovem, buscar mais da vida para atingir o melhor em seu projeto de vida.

O Superior Provincial da PMBCN, Ir. Wellington Medeiros, prestigiou o encontro fazendo referência ao XXI Capítulo Geral: “Convidamos a ver o mundo através dos olhos das crianças pobres”. De acordo com ele, os CMJs atuam de maneira significativa na evangelização dos jovens. “Evangelizar é revestir-se de Jesus Cristo, ter os mesmos sentimentos, conviver com ele, encharcar-se dele. Os CMJS desempenham um importante trabalho, não apenas realizando oficinas, mas atuando na defesa da vida dos jovens.”

 

Diagnóstico

O consultor Rezende Bruno Avelar, no segundo dia da Assembleia, apresentou o Diagnóstico Institucional dos CMJs, feito em 2011, destacando na pesquisa as perspectivas e os desafios dos Centros. No final, Rezende recomendou que fosse realizada uma avaliação do atual documento, indicando o que precisa ser alterado ou acrescentado. Como encaminhamento, foi constituído um Grupo de Trabalho para elaborar a escrita do Diagnóstico, composto por um representante de cada CMJ, junto com a Coordenação de Evangelização.

A analista de pastoral Raquel Pulita partilhou, ainda, alguns encaminhamentos da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e outras atividades comuns entre os CMJs.

A Província conta com quatro CMJs, situados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG), Natal (RN) e Palmas (TO). Em parceria com outros Institutos e Pastorais da Juventude, os Centros se tornaram espaços de acolhida, formação e apoio aos grupos de jovens, coordenadores e assessores das Pastorais da Juventude arquidiocesanas, movimentos populares juvenis, educadores, educandos e lideranças paroquiais.

______________
Prov. Brasil Centro-Norte: Escritório Central Informa – Edição 154

691 visits