Home > Marist World > Brazil: Acontece - Brasil Centro-Sul

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Colombia: Brother Formators of the Arco Norte Region in the Novitiate of Medellín

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

23 September

Saint Padre Pio of Pietrelcina

Marist Calendar - September

Acontece - Brasil Centro-Sul

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

27/03/2013: Brazil

 

Venha celebrar a vida na Missa de Páscoa
Ao fim da Quaresma, entramos no período denominado Semana Santa, que celebra o maior acontecimento da fé cristã: a Páscoa. Liturgicamente, a Páscoa faz memória a três importantes momentos, vistos sempre em unidade:
Na Quinta-Feira Santa, Jesus realiza a última ceia com seus apóstolos, quando “lava os pés dos apóstolos” num sinal de humildade e serviço. Depois, reparte o pão e o vinho, gesto que se torna memorial de sua entrega. Na mesma noite, Jesus será traído por Judas e preso pelos guardas romanos no Monte das Oliveiras. Esse fato é celebrado na Missa do Lava-Pés.
Na Sexta-Feira da Paixão, a humanidade é convidada a relembrar a via dolorosa, ou via crucis, que trata da flagelação, julgamento, crucificação, morte e sepultamento de Jesus. Nesse dia não há missa, apenas a Celebração da Paixão de Cristo.
No Sábado de Aleluia, em uma solene vigília, celebra-se a Ressureição de Jesus Cristo, a festa da Páscoa Cristã. Nessa noite, os cristãos, com velas nas mãos, esperam ansiosos a nova vinda, que brota da ressurreição. É a Missa de Aleluia!
Sabemos que Deus transcende tempo e espaço. Liturgicamente, a celebração da Páscoa se estende por oito dias, período denominado oitava de Páscoa. Dessa forma, convidamos todos os colaboradores do Grupo Marista para, unidos, celebrarmos a festa de Páscoa.
A Missa de Páscoa acontecerá no dia 2 de abril, às 11h, na Paróquia Universitária Jesus Mestre.
Sua presença é fundamental! Vamos juntos celebrar a vida “e a vida em abundância” (Jo 10,10).

“Até os Confins da Terra” – Carta do Superior Geral, Irmão Emili Turú
Todos os colaboradores do Grupo Marista já receberam, ou vão receber em breve, a carta do Superior Geral, Emili Turú, Até os Confins da Terra. O texto aborda o projeto Missões Ad Gentes, desencadeado pelo Conselho Geral, a fim de expandir a missão Marista pelos países asiáticos, lugares onde a mensagem de Jesus Cristo chegou com menos força e onde a nossa presença também é necessária.
Esse importante documento deve ser lido, refletido e rezado, pois é a palavra do nosso Fundador para todos nós, seus seguidores. A publicação vem acompanhada de uma mensagem do Superior Provincial, Ir. Joaquim Sperandio, que contextualiza o tema e incentiva a leitura. Contamos com sua contribuição como multiplicador dessa mensagem. Boa leitura!

DCOC promove manhã de partilha
Na última segunda-feira (18), a Diretoria Corporativa de Operações Centrais – DCOC, reuniu aproximadamente 500 de seus quase 2.000 colaboradores no TUCA, para uma manhã de partilha. No encontro, o diretor Fernando Giansante e os diretores da DCOC falaram sobre os desafios da área para 2013 e responderam perguntas dos colaboradores.
Além de enfatizar que todos os colaboradores pertencem a um só grupo, o Grupo Marista, o tema central do evento foi a importância de servir.

Trajeto Lumen Ao Vivo
O objetivo do Projeto Trajeto Lumen Ao Vivo é, além de fomentar e divulgar a cultura, aproximar o público dos artistas convidados. E esse é o grande diferencial do Projeto: o público pode interagir com o convidado durante a entrevista, além, é claro, de ouvir uma boa música.
A entrada é franca e o evento acontece uma vez por mês, sempre em alguma das lojas da Livrarias Curitiba. Nesse mês a cantora convidada é Luiza Possi.

Dia: 26 de março, terça-feira às 18h - Entrevista e sessão de autógrafos
Local: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium

Projeto de Modelagem de Processos
O Projeto de Modelagem de Processos tem por objetivo refletir sobre os serviços prestados pelas diretorias que compõem a Diretoria Corporativa de Operações Centrais (DCOC) e, consequentemente, proporcionar a eles maior qualidade, agilidade e otimização dos recursos da organização, criando um novo modelo de servir.
Dividido em duas grandes fases, com previsão para a conclusão da primeira em janeiro de 2014 e da segunda em janeiro de 2015, o Projeto abrange todos os processos e sistemas de todas as diretorias da DCOC. São elas: Marketing, Recursos Humanos, Controles e Finanças, Suprimentos, Tecnologia e Sistemas, Infraestrutura e Serviços Gerais.
Formando a equipe do Projeto estão envolvidas diretamente 56 pessoas. Esse grupo é composto pela alta administração do Grupo Marista e por profissionais de cada uma das diretorias-escopo do projeto.
A modelagem dos processos do Grupo Marista acarretará em vários benefícios aos serviços, como já citado, em qualidade, agilidade e otimização. Além disso, vai trazer melhorias no dia a dia de trabalho dos profissionais do Grupo, pois proporcionará a todos as vantagens de trabalhar com processos e sistemas unificados.

Videoconferência da PJM
Na tarde do dia 22 de abril, foi realizada uma videoconferência da Pastoral Juvenil Marista (PJM) com os jovens (pejoteiros, monitores, Comissões Locais e Comissão Provincial de Juventude), Irmãos, Leigos e Leigas que acompanham as atividades da PJM nas Unidades.
Com a coordenação do Setor de Pastoral do Grupo Marista, a videoconferência teve por objetivo dialogar sobre as atividades Provinciais da PJM de 2013. Como destaque, deu-se início ao itinerário de celebração e preparação para o Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) e Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ambos acontecerão em julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Grupo Marista realiza o Curso internacional de Gestores Maristas
Em parceria com o Instituto Marista, o Grupo Marista realiza de 18 de março a 28 de abril, o I Curso Internacional de Gestão Marista. Durante esse período, 18 Irmãos, Leigos e Leigas de diversas Províncias do Instituto Marista estarão hospedados no CMMC (Centro Marista Marcelino Champagnat) vivendo em comunidade e partilhando seus processos de gestão, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Com a participação de Gestores da América Latina e Espanha, o curso aborda as principais áreas de gestão, bem como a aplicabilidade dessas áreas em instituições Maristas. Durante os 45 dias em que estarão reunidos, os Irmãos terão aulas na Escola de Negócios da PUCPR e momentos de visitação nas Unidades do Grupo Marista, órgãos públicos e benchmarking em algumas organizações paranaenses, além de uma visita a Província do Rio Grande do Sul. 

564 visits