Home > Marist World > Brazil: PUCRS está alinhada com as diretrizes do Encontro Internacional de Reitores

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Italy: General Councils of the Marist Brothers and the Brothers of La Salle

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

19 September

Our Lady de la Salette
Saint Januarius

Marist Calendar - September

PUCRS está alinhada com as diretrizes do Encontro Internacional de Reitores

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

06/08/2014: Brazil

 

As ações desenvolvidas pela PUCRS nas áreas de ensino, pesquisa e extensão “estão muito alinhadas com as questões-chave abordadas no 3º Encontro Internacional de Reitores Universia”. A avaliação é feita pelo Reitor Joaquim Clotet sobre o evento que reuniu mais de 1.100 reitores de 33 países no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de julho. Como resultado das apresentações, foi publicada a Carta Universia 2014, com as tendências para o Ensino Superior.

Na opinião de Clotet, o 3º Encontro Internacional de Reitores Universia “foi um evento singular, pela numerosa participação e pelo leque de temas relevantes para as universidades dos cinco continentes e, de modo especial, para a América Latina.” Ele ressalta que as apresentações e os debates realizados levantaram aspectos de grande importância na atualidade, como a internacionalização, o uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação, o relacionamento com a sociedade e uma maior sinergia entre as universidades dos países de fala hispânica e lusófona.

Um aspecto básico que diz respeito à internacionalização é o domínio e o uso da língua inglesa. “Se na Idade Média a tecnologia, as humanidades e as ciências eram veiculadas em latim, na sociedade do conhecimento esse protagonismo é próprio do inglês. Artigos e publicações relevantes não podem prescindir dessa linguagem internacional. A universidade que não incluir esse idioma em atividades de docência, pesquisa e comunicação dificilmente poderá ser reconhecida como instituição de excelência ou de classe mundial”, afirma o Reitor.

Tecnologias da Informação e Comunicação

O uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação é essencial para as diversas práticas universitárias, pois elas devem permear o ensino e a pesquisa. “O professor passa a ser o incentivador pelo seu exemplo do uso das TICs, garantindo aos alunos maior autonomia para o aprofundamento das ciências e das artes. As tecnologias, porém, são apenas um instrumento, e não um fim em si mesmas. Elas existem para que o ensino e a pesquisa sejam mais eficientes”, avalia Clotet.

Plataforma Miríada X

Neste 3º Encontro, a PUCRS destacou-se por ser, no Brasil, uma das universidades pioneiras a firmar convênio com a MiríadaX, primeira plataforma líder junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) de Moocs em língua portuguesa. Este recurso é uma tendência mundial de aprendizagem colaborativa, aberta e gratuita, utilizando o conceito de massive open on-line courses (Mooc’s) - cursos on-lineabertos a todos. Os Moocs não preveem o contato on-line com professores. Uma das principais vantagens desse tipo de curso é o fato de que podem ser realizados em qualquer lugar onde houver conexão com a internet, sem exigir um diploma prévio. Além disso, são gratuitos e, na hora da conclusão, o aluno não é avaliado. Porém, para receber um certificado, o aluno deverá pagar uma pequena taxa. “Os cursos on-line, elaborados por professores de diferentes universidades, abordam conteúdos relevantes das mais variadas áreas do conhecimento e são reconhecidos pela comissão de cursos do Universia”, atesta o Reitor. Ele destaca ainda que essa modalidade de capacitação é muito oferecida por universidades de referência, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Stanford, nos EUA, e a Universidad de Cantabria, na Espanha. A PUCRS deve disponibilizar os primeiros cursos ainda no segundo semestre de 2014.

class=imgshadow

____________
Por Eduardo Borba | ASCOM PUCRS

551 visits