Home > Marist World > Brazil: Frei Betto participa de encontro de escolas católicas em colégio marista de Curitiba

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

United States: Brothers from Laredo & Brownsville

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

19 August

Saint John Eudes

Marist Calendar - August

Frei Betto participa de encontro de escolas católicas em colégio marista de Curitiba

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

30/01/2015: Brazil

 

Na próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro, o Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, sediará o Encontro ANEC 2015, que reunirá as equipes de direção e pedagógicas das escolas católicas paranaenses membros da Associação Nacional de Educação Católica - ANEC.

Durante o dia de formação, cerca de 600 pessoas do Colégio Marista Santa Maria, Colégio Marista Paranaense, PUC-PR, Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, Colégio Sagrado Coração, Colégio Pe. João Bagozzi, dentre outros, participarão de uma palestra especial com Frei Betto, frade dominicano e escritor, autor de mais de 60 livros, com formação em jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.

Com o tema “O Papel do Educador na Formação Política dos Educandos, na Escola Católica”, o ganhador do prêmio Jabuti de Literatura e sócio fundador do Programa Todos pela Educação, com histórica atuação em movimentos sociais, atual membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, abordará a importância da discussão política e cidadã no ambiente escolar.

“A vasta contribuição de Frei Betto em temas sociais, educacionais e políticos, na perspectiva cristã, é uma contribuição para o que entendemos como desafio para a escola católica. O currículo escolar é, por natureza, encharcado por ideologias políticas. O viés crítico trazido por ele, nessa perspectiva, nos apresentará chaves de leitura para ler os contextos atuais”, afirma o irmão Vanderlei Siqueira dos Santos, Diretor Geral da Rede de Colégios do Grupo Marista.

O irmão Vanderlei também dará uma contribuição para o evento de formação, com uma fala sobre a ANEC e a educação católica. “A preocupação com uma educação católica de qualidade é um desafio que atinge todas as escolas confessionais. Acreditamos que este momento seja uma oportunidade de fortalecimento de laços da Educação Católica e de integração das escolas, professores e diretores”, afirma.

Serviço - Encontro ANEC (Associação Nacional de Educação Católica)

Data: 2 de fevereiro.
Horário: das 8 às 12h.

PROGRAMAÇÃO:
8h às 8h40- Valéria Andrade Leal: Pastoral Escolar.
8h40 às 9h - Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos: A ANEC e a Educação Católica.
9h às 10h20 - Frei Betto: O Papel do Educador na Formação Política dos Educandos, na Escola Católica.
10h20 às 10h40 - Intervalo
10h40 às 12h - Continuação com Frei Beto
12h - Encerramento.

Local: Colégio Marista Santa Maria - Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 98 - São Lourenço.

Colégios Grupo Marista
O Grupo Marista possui 18 unidades de colégios, distribuídos nos estados de São Paulo,
Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, que envolvem mais de 24 mil alunos.
Da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, os colégios dispõem de ampla infraestrutura e uma formação pedagógica que tem contribuído no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Uma combinação única de bons valores com excelência para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: http://www.marista.org.br

Sobre o Grupo Marista / Província Brasil Centro-Sul
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

509 visits