Home > Marist World > Brazil: Frei Betto participa de encontro de escolas católicas em colégio marista de Curitiba

 



Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Spain: Ad hoc commission on the Global Network of Marist Schools - Guardamar

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

7 December

Saint Ambrose

Marist Calendar - December

Frei Betto participa de encontro de escolas católicas em colégio marista de Curitiba

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

30/01/2015: Brazil

 

Na próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro, o Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, sediará o Encontro ANEC 2015, que reunirá as equipes de direção e pedagógicas das escolas católicas paranaenses membros da Associação Nacional de Educação Católica - ANEC.

Durante o dia de formação, cerca de 600 pessoas do Colégio Marista Santa Maria, Colégio Marista Paranaense, PUC-PR, Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, Colégio Sagrado Coração, Colégio Pe. João Bagozzi, dentre outros, participarão de uma palestra especial com Frei Betto, frade dominicano e escritor, autor de mais de 60 livros, com formação em jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.

Com o tema “O Papel do Educador na Formação Política dos Educandos, na Escola Católica”, o ganhador do prêmio Jabuti de Literatura e sócio fundador do Programa Todos pela Educação, com histórica atuação em movimentos sociais, atual membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, abordará a importância da discussão política e cidadã no ambiente escolar.

“A vasta contribuição de Frei Betto em temas sociais, educacionais e políticos, na perspectiva cristã, é uma contribuição para o que entendemos como desafio para a escola católica. O currículo escolar é, por natureza, encharcado por ideologias políticas. O viés crítico trazido por ele, nessa perspectiva, nos apresentará chaves de leitura para ler os contextos atuais”, afirma o irmão Vanderlei Siqueira dos Santos, Diretor Geral da Rede de Colégios do Grupo Marista.

O irmão Vanderlei também dará uma contribuição para o evento de formação, com uma fala sobre a ANEC e a educação católica. “A preocupação com uma educação católica de qualidade é um desafio que atinge todas as escolas confessionais. Acreditamos que este momento seja uma oportunidade de fortalecimento de laços da Educação Católica e de integração das escolas, professores e diretores”, afirma.

Serviço - Encontro ANEC (Associação Nacional de Educação Católica)

Data: 2 de fevereiro.
Horário: das 8 às 12h.

PROGRAMAÇÃO:
8h às 8h40- Valéria Andrade Leal: Pastoral Escolar.
8h40 às 9h - Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos: A ANEC e a Educação Católica.
9h às 10h20 - Frei Betto: O Papel do Educador na Formação Política dos Educandos, na Escola Católica.
10h20 às 10h40 - Intervalo
10h40 às 12h - Continuação com Frei Beto
12h - Encerramento.

Local: Colégio Marista Santa Maria - Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 98 - São Lourenço.

Colégios Grupo Marista
O Grupo Marista possui 18 unidades de colégios, distribuídos nos estados de São Paulo,
Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, que envolvem mais de 24 mil alunos.
Da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, os colégios dispõem de ampla infraestrutura e uma formação pedagógica que tem contribuído no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Uma combinação única de bons valores com excelência para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: http://www.marista.org.br

Sobre o Grupo Marista / Província Brasil Centro-Sul
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

720 visits