Inicio > Mundo marista > Brasil: Ministério da Justiça premia premia Centro Social Marista Propulsão

Llamadas del XXII Capítulo General

 


 



 


Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Brasil: MCFM - Fraternidad Jesus Maria Jose, Rio Grande

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades


FMSI


Archivo de novedades

 

Calendario marista

21 agosto

Santos: Pio X, Maximino, Fidel

Calendario marista - agosto

Ministério da Justiça premia premia Centro Social Marista Propulsão

 

Archivo: 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

17/02/2016: Brasil

 

O Centro Social Marista Propulsão foi indicado para o Prêmio de Valorização à Vida, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, e concedido por indicação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná. O “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida” foi entregue no dia 16 de fevereiro, às 9h, na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A premiação é realizada anualmente em todos os estados. Após uma análise dos trabalhos, são indicadas pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de relevância na política sobre drogas. De acordo com Altieres Edemar Frei, coordenador do Centro Social Marista Propulsão, receber o Diploma de Valorização pela Vida é o reconhecimento do trabalho desenvolvido com Redução de Danos junto aos adolescentes atendidos pelo Propulsão, e o coloca ao lado de instituições de muita relevância, como o Projeto Quixote e a Ong Lua Nova, também agraciadas pelo prêmio.

“Nosso foco é o fortalecimento do sujeito e dos seus vínculos sociais, além da apropriação, por parte do adolescente, de dispositivos e equipamentos do território de Curitiba enquanto sujeito de direito. Esse prêmio representa nosso esforço no sentido de promovermos articulações institucionais amplas de redes para cuidado em liberdade, garantindo acesso à (re)inserção social de adolescentes com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas, com respeito às Políticas Públicas para a área e a garantia dos Direitos Humanos”, enfatiza.

O Propulsão é uma unidade da Rede Marista de Solidariedade, e desenvolve Projeto de Média Complexidade dentro das diretrizes das políticas de Assistência Social e Saúde, promovendo atendimentos gratuitos a adolescentes, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos incompletos, que estiveram ou estão em tratamento por conta do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

“O próprio conceito de Propulsão remete ao objetivo de trabalhar para que esses sujeitos de direito encontrem, mantenham e inventem novas trilhas, novos territórios e novas histórias na comunidade, na cidade e na vida”, declara Altieres.

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

 

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

1505 visitas