Inicio > Mundo marista > Brasil: Ministério da Justiça premia premia Centro Social Marista Propulsão

Sínodo sobre los jóvenes

 


 



 


Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

España: 100 años de presencia marista en Segovia

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

 


Llamadas del XXII Capítulo General



FMSI


Archivo de novedades

 

Calendario marista

19 octubre

Santos Pedro de Alcántara, Pablo de la Cruz, Juan Brébeuf

Calendario marista - octubre

Ministério da Justiça premia premia Centro Social Marista Propulsão

 

Archivo: 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

17/02/2016: Brasil

 

O Centro Social Marista Propulsão foi indicado para o Prêmio de Valorização à Vida, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, e concedido por indicação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná. O “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida” foi entregue no dia 16 de fevereiro, às 9h, na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A premiação é realizada anualmente em todos os estados. Após uma análise dos trabalhos, são indicadas pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de relevância na política sobre drogas. De acordo com Altieres Edemar Frei, coordenador do Centro Social Marista Propulsão, receber o Diploma de Valorização pela Vida é o reconhecimento do trabalho desenvolvido com Redução de Danos junto aos adolescentes atendidos pelo Propulsão, e o coloca ao lado de instituições de muita relevância, como o Projeto Quixote e a Ong Lua Nova, também agraciadas pelo prêmio.

“Nosso foco é o fortalecimento do sujeito e dos seus vínculos sociais, além da apropriação, por parte do adolescente, de dispositivos e equipamentos do território de Curitiba enquanto sujeito de direito. Esse prêmio representa nosso esforço no sentido de promovermos articulações institucionais amplas de redes para cuidado em liberdade, garantindo acesso à (re)inserção social de adolescentes com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas, com respeito às Políticas Públicas para a área e a garantia dos Direitos Humanos”, enfatiza.

O Propulsão é uma unidade da Rede Marista de Solidariedade, e desenvolve Projeto de Média Complexidade dentro das diretrizes das políticas de Assistência Social e Saúde, promovendo atendimentos gratuitos a adolescentes, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos incompletos, que estiveram ou estão em tratamento por conta do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

“O próprio conceito de Propulsão remete ao objetivo de trabalhar para que esses sujeitos de direito encontrem, mantenham e inventem novas trilhas, novos territórios e novas histórias na comunidade, na cidade e na vida”, declara Altieres.

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

 

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

1624 visitas