Inicio > Mundo marista > Brasil: Seminário psicossocial Marista gratuito em Curitiba

 

 


Para recibir noticias sobre el Capítulo en su correo, haga clic aquí y rellene el formulario

 


 



 


Emili Turú - La Valla: casa de la luz

Emili Turú
Superior general



 

FMSI

Conectarse

Hermanos maristas

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Foto de hoy

Australia: Parramatta Marists, Cerdon College y Marist College Kogarah donan ropa a Marist 180

Hermanos maristas - Archivo de fotos

Archivo de fotos

 

Últimas novedades

Archivo de novedades

 

Calendario marista

23 septiembre

San Pío de Pietralcina, Lino, Tecla

Calendario marista - septiembre

Seminário psicossocial Marista gratuito em Curitiba

 

Archivo: 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

31/08/2017: Brasil

 

Na próxima sexta-feira, 1 de setembro, a Rede Marista de Solidariedade realiza o Seminário Psicossocial Marista , em Curitiba.   Com o tema “Medicalização nas Infâncias e Juventudes”, o objetivo é fortalecer a discussão do assunto e oferecer novas reflexões e socialização das práticas no meio profissional e acadêmico.

O seminário começará às 8h e contará com a palestra de James Kava, membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Curitiba e Educador Social no Centro Social Marista Propulsão, e da psicóloga Soledad Fernandez, pós-graduada em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná e psicanalista em formação pela ALCEP -  Associação Livre Centro Estudos em Psicanálise, e mediação do psicólogo Henrique Costa Brojato, diretor do Centro Social Marista Propulsão, especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) e atualmente cursa especialização em antropologia cultural pela PUCPR.

Além da palestra haverá um relato de boas práticas com Leandro Gabarra, Educador Social, Psicólogo no Centro Educacional Marista Ir. Rui, em Ribeirão Preto. Ele também é Psicoterapeuta Fenomenólogo, especialista em Competências Gerenciais Publicas e em Educação Inclusiva. Conselheiro no CMDCA de Ribeirão Preto e Coordenador da Comissão de Ética da subsede de Ribeirão Preto do CRP SP.

De acordo com Henrique Costa Brojato, toda a organização do evento está sendo realizada pelos assistentes sociais  e psicólogos que atuam nos Centros Sociais Maristas de Curitiba e região metropolitana. Ele conta também que o seminário é um espaço para propor uma postura crítica perante o atendimento realizado junto a esses públicos e a possível banalização da medicalização de crianças e adolescentes.

“Queremos fortalecer a prática psicossocial, falar dos desafios, das potencialidades e das diversidades que encontramos na atuação profissional diária. Discutir e qualificar nosso trabalho são fundamentais para a garantia de direitos de crianças e adolescentes”, enfatiza o diretor.

O evento é voltado para psicólogos, assistentes sociais, educadores, pesquisadores, gestores, agentes da rede de proteção à criança e estudantes de instituições públicas e privadas. O seminário contribui para a formação continuada dos profissionais que precisam e desejam aprimorar as suas práticas no dia a dia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de agosto pelo site goo.gl/Uev42V. As vagas são limitadas.

 

Serviço:
Seminário Psicossocial Marista – Medicalização nas Infâncias e Juventudes
Data: 01 de setembro de 2017 (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Auditório Gregor Mendel do Câmpus Curitiba da PUCPR – Bloco Verde
Endereço: Rua Imaculada Conceição,1155, Prado Velho - Curitiba-PR
Site: seminarios.grupomarista.org.br

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

136 visitas