Home > Marist World > Brazil: II Congresso Vocacional do Brasil

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Australia: Timor Leste Aspirants in Randwick

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

24 August

Saint Bartholomew, Apostle

Marist Calendar - August

II Congresso Vocacional do Brasil

 

Archive: 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

26/09/2005: Brazil

 

Nos dias 02 a 06 de setembro de 2005, em Itaici, município de Indaiatuba – SP, realizou-se o 2º Congresso Vocacional, com mais de 400 congressistas, oriundos de todas as Dioceses do Brasil. Entre os congressistas estavam: Ir. Luciano Osmar Menezes, da Província do Brasil Centro Sul e o Ir. José Maria Queiroz Lucas, do Distrito Marista da Amazônia.

No dia 02 às 20h, iniciou-se com a abertura oficial, na capela da Casa de Retiros, de Vila Kostka. Foi presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, que foi o presidente da Comissão Executiva do Congresso. Durante a celebração, o Pe. José Lisboa fez a reeleitura do 1º Congresso e do Ano Vocacional. Após a celebração os congressistas se dirigiram para o auditório Rainha dos Apóstolos, onde aconteceu a acolhida de todos os Regionais e convidados. Entre eles, estava Dom Miguel Angel Morán Aquino, responsável pela Pastoral Vocacional do CELAM.

No dia 03 iniciou-se com a missa, presidida por Dom Odilo Pedro Scherer. Às 8h30, Dom Esmeraldo Farias, que foi o presidente do 2º Congresso, abriu a primeira sessão, que foi assessorado pelo Pe. Alfonso Garcia Rúbio, presbítero Arquidiocesano do Rio de Janeiro, doutor em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Falou sobre a “Antropologia Vocacional: a pessoa humana no contexto sócio-político-cultural e eclesial”. Sua exposição dividiu-se em três blocos: 1. a vocação pessoal-cristã; 2. o contexto cultural e sócio-político da vocação; 3. o contexto eclesial. Com muito humor e de forma profissional fez sua exposição. Na segunda sessão, a Ir. Patrizia Licandro, psicóloga, italiana, falou sobre “As opções vocacionais”. Teve como pano de fundo, a pesquisa feita pela CRB no livro: “Novas Gerações”, coordenada pelo Pe. Márcio Fabri. Explorou vários aspectos, além das suas ricas experiências de trabalho.
À tarde, tivemos trabalhos em grupos, divididos em 20 grupos de 20 pessoas. Foram abordadas, dentro do contexto do Evangelho da Vinha, As Praças. Em seguida, agrupando em cinco grupos, foi levado ao plenário. Em seguida era encaminhada para a Secretária do Congresso.
Á noite, foi um momento de partilhar as experiências vocacionais. Em seguida, fomos convidados a visitar o memorial e o “shopping vocacional”, organizado pelos regionais.

No dia 04, iniciamos as atividades com a Leitura Orante da Palavra (Mt 20, 1-16). Na sessão da manhã tivemos a assessoria do Frei Luiz Carlos Susin, doutor em Teologia. Aprofundou o tema: “A vocação e a missão do povo de Deus, vinha do Senhor, à luz do evangelho de Mateus”. Sua reflexão versou sobre três aspectos centrais: 1. A categoria bíblica de eleição, como fundamento da vocação, e suas possíveis ambigüidades; 2. A necessária dialética entre ser “vinha e vinhateiros” do Senhor, como também entre ser Povo de Deus ou Igreja e ministérios da e para a Igreja; 3. Um olhar para a criatividade do Espírito, que suscita carismas e ministérios num mundo mais complexo. Após a reflexão, tivemos a santa missa, presidida por Dom Esmeraldo Farias.
À tarde tivemos trabalhos em grupos seguindo a temática da reflexão da manhã e o contexto do Evangelho da Vinha, Eleição e Missão.
Pela noite a equipe de animação promoveu um show vocacional, com direito a comes e bebes, trajes a rigor e muita festança, regionais e nacionais, para os congressistas.

No dia 05, Dom Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Florianópolis, presidiu a missa pela manhã. As temáticas do dia foram: “Apertar o passo. Fundamentos teológicos do método pedagógico vocacional e Etapas da pedagogia da evangelização”, assessorado pelo Pe. José Lisboa Moreira de Oliveira, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana, autor de várias obras sobre o tema da vocação e animação vocacional. Afirmou que ainda permanecem três grandes balizas: ‘a necessidade de se fazer uma animação vocacional histórica; ter indicações metodológicas concretas e cultura vocacional onde respire um clima eclesial de consciência do chamado e recursos humanos; centros de animação vocacional; equipes vocacionais; grupos vocacionais; animadores e animadoras bem preparados; subsídios; meios; instrumentos e recursos econômicos.’ Em seguida, o Pe. Ângelo Ademir Mezzari, Superior Provincial da Congregação dos Regacionastas, formado em comunicação e mestre em Teologia Dogmática, apresentou o tema: “Metodologia e Planejamento no Serviço de Animação Vocacional”, destacando os seguintes focos: 1. A importância e o significado da metodologia de planejamento na animação vocacional a partir do magistério da Igreja e dos últimos eventos da pastoral vocacional. 2. As referências e os fundamentos sociais, teológicos e pastorais para o planejamento, incluindo os marcos: situacional, doutrinal, operacional, culminando com uma reflexão sobre o serviço de liderança e de autoridade.

Na última sessão da tarde, os congressistas se reunirão nos grupos e depois nos mini-plenários para tratar da última temática: Para onde queremos ir? E o que vamos fazer? Durante a noite os congressistas se reuniram por Regionais, para avaliarem o Documento do 2º Congresso e encaminharem suas emendas e propostas para a equipe de Redação.
No dia 06 pela manhã, Dom Anuar Batisti presidiu a celebração de encerramento e também de envio. A sessão da manhã foi dedicada à leitura da última redação do Documento final do 2º Congresso vocacional. Após 30 minutos de estudo pessoal do documento, foi aberto o plenário para algumas reflexões e questionamentos. Após o intervalo o Documento foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. Dom Pedro Brito fez os últimos agradecimentos e convidou Dom Anuar Batisti para fazer o encerramento do 2º Congresso Vocacional. A equipe de oração encerrou fazendo uma celebração de envio a todos os congressistas.

Para nós (Ir. Luciano Menezes e Ir. José Maria Lucas) foi uma enorme satisfação e alegria de poder estar participando deste evento eclesial. Quando nos deparamos como os únicos representantes do Brasil Marista, ou melhor, do Instituto, sentimos o apelo de nos imbuir o máximo. Somos gratos pela Congregação e pelas Dioceses, que nos confiaram, representá-las.
Que o Espírito Santo, que nos conduziu durante o 2º Congresso Vocacional do Brasil, continue conduzindo as nossas comunidades. Irmãos continuamos nos braços de Jesus, Maria, São José e São Marcelino Champagnat.

622 visits