Home > Marist World > Brazil: Arqui recebeu Bênção Apostólica do Papa Bento XVI



 

 




Loading

 

Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Sri Lanka: Nugegoda community and Trinity center

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

Archive of updates

 

Marist Calendar

25 November

Saint Catherine of Alexandria

Marist Calendar - November

 

Marist network

Archive of updates

Arqui recebeu Bênção Apostólica do Papa Bento XVI

 

Archive: 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004

24/10/2008: Brazil

 

A comunidade educativa do Arqui recebeu na semana passada uma especial Bênção Apostólica do Papa Bento XVI por ocasião dos 150 Anos de Fundação e 100 Anos de Gestão Marista. Bênção anexa!
É preciso saber que uma bênção apostólica faz parte da tradição da nossa Igreja e encerra uma teologia muito profunda. Bênção vem da palavra bem. Anseio acalentado no coração de todo ser humano, vocacionado para o bem. Na Bíblia, bênção tem o sentido de "bem-dizer", de louvar a Deus e, igualmente de receber a proteção e as graças de Deus. Por isso, a fonte e origem de toda bênção é Deus, bendito acima de tudo, que fez todas as coisas para cobrir de bênçãos as suas criaturas.

São Marcelino Champagnat, cativado pelo amor de Jesus e de Maria, experimentou desde cedo a bênção de Deus em sua vida, sobre o Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas, sobre os colégios maristas por ele fundados. Repetidas vezes rezou e recomendou o Salmo 126, tamanha era a sua confiança na bênção de Deus: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem" (Sl 126,1). Não é sem razão que o título desse salmo é "A fonte de todo bem", isto é, a bênção de Deus.

Muitas vezes, o nosso trabalho não produz o que esperamos e nossas obras não dão o fruto que planejamos, porque confiamos apenas em nós mesmos e nos esquecemos de pedir a Bênção d'Aquele que é o Senhor de tudo e de todos. Muitas vezes Deus permite que nossos projetos fracassem para que aprendamos que sem a Sua Bênção nada podemos fazer. "Sem Mim, nada podeis fazer" (Jo, 15, 5).

É próprio daquele que é humilde e modesto pedir a bênção de Deus para sua vida, empreendimentos e atividades. Da mesma forma, é próprio daquele que é orgulhoso e auto-suficiente contar apenas consigo mesmo e esquecer-se da graça de Deus. Ser simples, ser humilde é reconhecer que "toda dádiva boa e todo dom perfeito vem de Alto: desce do Pai das Luzes" (Tg 1,17).

São Marcelino Champagnat em seus ensinamentos dizia que "o Papa é para o mundo espiritual o que o sol é para o mundo físico". As Constituições do Instituto dos Irmãos Maristas (10) recordam: "Como São Marcelino, temos profundo respeito e amor ao Papa, em quem reconhecemos nosso Superior Supremo, ao manifestar a nossa fé e cooperação para a unidade do Corpo de Cristo pela adesão ao ensinamento e às diretivas da Igreja".

Sensibilizados, agradecemos ao Papa Bento XVI tamanho dom e lhe desejamos um abençoado governo pontifício. Que sua bênção, palavras e exemplo velem solícitas sobre nós e faça penetrar em nosso coração a verdade do Evangelho.

Que a bênção de Deus e do Papa permaneçam sobre o Arqui e o Ano Jubilar em curso, sobre os estudantes, educadores, pais, funcionários, dirigentes, antigos alunos, Irmãos e sobre os anos vindouros do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.

_________
Irmão Benê Oliveira, fms

127 visits