Home > E-maristes > Champagnat > Letters of Champagnat > Carta de Marcelino - 014

 


Wherever you go

Rule of Life of the Marist Brothers


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Spain: Alcalá de Henares - Marist Provincials of Spain and Visitors of De La Salle Brothers

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

13 November

Saint Frances Xavier Cabrini

Marist Calendar - November

Carta de Marcelino - 014

 

Br. Marcellin Champagnat
21/01/1830


In other languages
English  Español  Français  

Esta carta deve ser resposta a uma do Irmão Barthélemy, escrita em primeiro de janeiro, para desejar ao Fundador um Feliz Ano Novo.
O Padre Champagnat mostra a importância da vocação marista e anima o Irmão a perseverar neste santo estado. O recado para os alunos é um retrato do amor que o Padre Champagnat sempre demonstrou para com os meninos.
A carta é endereçada ao Irmão Diretor, mas a certa altura, o Fundador muda o tratamento para o plural, para os Irmãos da comunidade.

Meu caro Irmão Barthélemy e seu caro colaborador.
Fiquei muito satisfeito de receber notícias suas. Fico satisfeito de saber que vocês estão com boa saúde. Sei também que estão com muitos alunos e que, portanto terão também muitas cópias de suas virtudes, pois é seguindo estes modelos que seus alunos se formam. De acordo com os exemplos que vocês derem é que eles vão pautar o comportamento deles.
Como é grande o trabalho que vocês fazem, como é sublime! Vocês estão continuamente em companhia daqueles com os quais Jesus se comprazia, já que proibia expressamente a seus discípulos de impedir as crianças a se achegarem a Ele.
E você, meu caro amigo, não só não impede mas ainda faz de tudo para conduzi-las a Jesus. Oh! que bela recepção vai ter da parte do divino Mestre, este Mestre generoso, que não deixa sequer um copo de água fresca sem recompensa.
Digam a seus meninos que Jesus e Maria gostam muito deles todos: dos que são bem comportados porque são parecidos com Jesus, que é o máximo de bem comportado; dos que ainda não são, porque eles serão. Digam que Nossa Senhora também gosta deles porque Ela é a Mãe de todos os meninos de nossas escolas. Também digam a eles que eu os amo, que não subo ao altar sem pensar em vocês e em seus queridos alunos. Desejaria eu ter a felicidade de ensinar, de consagrar minhas atenções de maneira mais direta para formar essas crianças delicadas.
Todos os demais estabelecimentos vão mais ou menos bem. Rezem por mim e por toda a casa.
Tenho a honra de ser seu pai muito dedicado, em Jesus e Maria,

Champagnat
sup. d. I. M.
Notre Dame de lHermitage, 2l de janeiro de 1830

3513 visits