Home > E-maristes > Champagnat > Letters of Champagnat > Carta de Marcelino - 033

 


 



 


Social networking

Marist Brothers

RSS YouTube FaceBook Twitter

 

Today's picture

Netherlands: Nijmegen

Marist Brothers - Archive of pictures

Archive of pictures

 

Latest updates

 


Calls of the XXII General Chapter



FMSI


Archive of updates

 

Marist Calendar

17 October

Saint Ignatius of Antioch
International Day for the Elimination of Poverty (UN)

Marist Calendar - October

Carta de Marcelino - 033

 

Br. Marcellin Champagnat
01/1834


In other languages
English  Español  Français  

O Irmão Antoine tinha escrito ao Padre, por ocasião do Ano Bom. Esta carta é resposta à do Irmão.
A lei de junho de 1833 exigia que o diretor de uma escola particular tivesse “Brevet (Diploma) de capacitação para exercer o cargo. Este diploma era conquistado pelo candidato ao magistério que fosse aprovado por uma banca examinadora composta de três conselheiros municipais, escolhidos pelo Ministério da Instrução Pública. Os exames seriam de nível mais ou menos elevado, de acordo com o padrão da escola que o diplomando pretendesse dirigir.
Era também exigido um atestado de boa conduta, dado pela Prefeitura.

Meu caríssimo Irmão Antoine,
Nem sequer um instante duvido da sinceridade dos votos que você me apresenta. Creia-me, eu também desejo ardentemente sua felicidade.
Para mim é um prazer que o senhor Prefeito deixe vocês em paz. No momento, todos os demais estabelecimentos também estão em paz. A Deu somente toda a hora e glória por isso.
Estou chegando de Montbrison; é a segunda viagem que faço até lá. Fui muito bem recebido pelo senhor Prefeito Departamental. Prometeu que terei uma autorização pois que o governo não pode deixar de aprovar uma obra de natureza tão relevante. Passei-lhe nossos estatutos e o pedido que estamos encaminhando ao rei.
Os Irmãos Jean-Marie e Jean-Louis estiveram em Saint-Etienne para se submeterem a exames. Foi no dia 27 próximo passado. Lá encontraram muitos professores, e também três Irmãos das Escolas Cristãs. Cada um deles, inclusive os nossos, receberam certificado. Dos professores leigos, somente um conseguiu certificado. Foi um exame levado bem a sério.
Estou com muita pressa, dispondo apenas de um tempinho para lhe dizer que o deixo nos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria.
Champagnat, sup.
P.S. Estamos recebendo muitos noviços.

3202 visits